巴西《圣保罗页报》评选20世纪百部最佳非虚构书籍(1999)
巫师的诗(柔软的学徒)
搬运自:https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/inde110499.htm
1º - 新教伦理与资本主义精神 A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904) - 马克斯·韦伯 Max Weber Ensaio histórico-sociológico sobre a relação entre o conteúdo doutrinal do protestantismo e a economia capitalista: este último caracteriza-se por uma racionalidade específica, para a qual concorreu a noção de trabalho como vocação e ascese intramundana, gerada no calvinismo. Sem postular uma causalidade estrita, o autor demonstra haver uma afinidade entre ambos.
2º - 启蒙辩证法 : 哲学断片 Dialética do Esclarecimento (1947) - 西奥多·阿多诺 Theodor Adorno e 马克斯·霍克海默 Max Horkheimer Publicado em Amsterdã (Holanda) logo após a Segunda Guerra, esse manifesto filosófico expõe o grande tema da Escola de Frankfurt: a imbricação entre progresso tecnológico-material e regressão social, razão iluminista e razão instrumental. Assinado pelos dois grandes nomes da escola, o livro traz, entretanto, a marca ensaística de Adorno, ao transitar de Homero a Sade, dos conceitos filosóficos à análise do nazismo.
3º - 经济与社会 Economia e Sociedade (1921) - 马克斯·韦伯 Max Weber Obra teórica inacabada, redigida entre 1911 e 1913 e publicada postumamente, na qual o autor sistematiza e define os conceitos fundamentais do que chama de "sociologia compreensiva", com destaque para a análise dos tipos de ação social e dos tipos de dominação, que exerceriam enorme influência nos desenvolvimentos posteriores da disciplina -mais recentemente, na "teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas.
4º - 文明及其不满 O Mal-Estar na Civilização (1930) - 西格蒙德·弗洛伊德 Sigmund Freud Neste que é, ao lado de "O Futuro de uma Ilusão" (1927), um dos grandes ensaios culturais da psicanálise, Freud aponta a incompatibilidade fundamental entre libido e moral civilizada como fonte incontornável do conflito entre indivíduo e sociedade no mundo moderno, bem como daquilo que, às vésperas do nazismo, chamou de "ódio à civilização".
5º - 存在与时间 Ser e Tempo (1927) - 马丁·海德格尔 Martin Heidegger O antigo discípulo de Husserl empreende uma "analítica da existência humana": com a noção de existência, Heidegger espera superar o dualismo sujeito-objeto e a filosofia da consciência e faz da adesão pré-reflexiva ao mundo a questão central para o pensamento filosófico. Viria a ser acusado de irracionalismo, crítica que sua adesão ao nazismo só fez agravar.
6º - 就业、利息和货币通论 Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda (1936) - 约翰·梅纳德·凯恩斯 John Maynard Keynes Escrita nos anos da grande depressão que se seguiu à crise de 1929, a teoria geral keynesiana revolucionou o pensamento econômico ao propor, em divergência com o marginalismo e o liberalismo ortodoxos, uma série de políticas de prerrogativa governamental para a promoção do pleno emprego e do nível de renda, baseadas sobretudo nos gastos públicos e no controle dos investimentos. Políticas keynesianas dominaram o cenário econômico até a década de 70.
7º - 逻辑哲学论 Tractatus Logico-Philosophicus (1921) - 路德维希·维特根斯坦 Ludwig Wittgenstein Único trabalho filosófico publicado pelo ex-aluno de Bertrand Russel, em que se propõe um modelo de linguagem "pura", em que a estrutura das proposições seja homóloga à estrutura dos fatos representados por elas. Contribuições estritamente lógicas à parte, o livro suscitaria polêmica e pasmo até entre os que se sentiam filosoficamente mais próximos ao autor -de Russell ao "positivismo lógico".
8º - 忧郁的热带 Tristes Trópicos (1955) - 克洛德·列维-斯特劳斯 Claude Lévi-Strauss Relato que integra memorialismo, narrativa de viagem, descrição etnográfica e ensaísmo cultural, acompanhando a conversão do autor à antropologia, consumada com suas pesquisas no Brasil Central. No capítulo final, "O Regresso", o horizonte se abre para questões mais amplas sobre a natureza do saber antropológico, o destino das civilizações e o lugar do homem na natureza.
9º - 哲学研究 Investigações Filosóficas (1953) - 路德维希·维特根斯坦 Ludwig Wittgenstein Parte da imensa obra póstuma do autor, essas reflexões sobre lógica, linguagem e pensamento voltam as costas para o programa logicista do "Tractatus" e põem no centro da indagação filosófica o conceito de "jogos de linguagem": não cabe à filosofia determinar a essência da linguagem, mas sim examinar seus usos. Obra fundamental para as várias correntes da "filosofia analítica".
10º - 礼物 Ensaio sobre a Dádiva (1924) - 马塞尔·莫斯 Marcel Mauss Estudo sobre a obrigatoriedade de dar e retribuir presentes em algumas sociedades indígenas. Essa forma de troca é irredutível à esfera econômica, pois está inserida numa dimensão simbólica ampla, tornando-a um "fato social total", cujas regras de reciprocidade são anteriores a cada "contrato". A relevância geral que um fato isolado pode assim adquirir viria a inspirar a abordagem "microscópica" da história das mentalidades.
11º - 可见的与不可见的 O Visível e o Invisível (1964) - 莫里斯·梅洛-庞蒂 Maurice Merleau-Ponty Nessa obra inacabada e publicada postumamente, o filósofo francês estende suas investigações da "Fenomenologia da Percepção" em direção ontológica, investigando os modos pré-reflexivos de "adesão ao mundo".
12º - 精神分析引论 Introdução Geral à Psicanálise (1938) - 西格蒙德·弗洛伊德 Sigmund Freud Fazendo eco às "Conferências Introdutórias" de 1916-1917, esse texto inacabado é uma tentativa de balanço das teorias psicanalíticas sobre os instintos, a sexualidade, a natureza do inconsciente, a interpretação dos sonhos e a técnica psicanalítica.
13º - 文明的进程 O Processo Civilizador (1939) - 诺贝特·埃利亚斯 Norbert Elias O autor traça uma evolução das regras de conduta (as boas maneiras) com o objetivo de analisar o processo pelo qual os indivíduos apreendem e internalizam essas regras. A esse processo de aprendizado do autocontrole está ligado o processo de formação dos Estados nacionais a partir do feudalismo.
14º - 中世纪的衰落 O Declínio da Idade Média (1919) - 约翰·赫伊津哈 Johann Huizinga O historiador holandês, uma espécie de homem renascentista em pleno século 20, dedicou sua maior obra às formas de vida e de arte na Flandres e na Burgúndia dos séculos 14 e 15. Ao tratar modos de devoção religiosa, monumentos artísticos e hábitos cotidianos com a mesma atenção e respeito, tornou-se um dos inspiradores da história das mentalidades de Marc Bloch e Lucien Febvre.
15º - 历史与阶级意识 História e Consciência de Classe (1923) - 格奥尔格·卢卡奇 Georg Lukács Principal obra do filósofo húngaro, deu novo impulso à filosofia marxista ao romper com o materialismo mecanicista e reavaliar a contribuição de Hegel à dialética. Nela estão elaboradas sua teoria da consciência de classe enquanto oposta à reificação -a "coisificação" do sujeito.
16º - 辩证理性批判 Crítica da Razão Dialética (1960) - 让-保罗·萨特 Jean-Paul Sartre Nessa tentativa de formulação de uma teoria materialista do sujeito, Sartre procurou conciliar conceitos oriundos do existencialismo, da psicanálise e do marxismo.
17º - 讲故事的人:论尼古拉·列斯克夫 O Narrador (1936) - 瓦尔特·本雅明 Walter Benjamin Um dos maiores ensaios da crítica materialista. Benjamin liga a figura tradicional do narrador como contador de histórias e transmissor de tradições a um modo de produção artesanal e relaciona a ascensão do romance ao surgimento da moderna sociedade urbana e burguesa.
18º - 存在与虚无 O Ser e o Nada (1943) - 让·保罗·萨特 Jean-Paul Sartre Na esteira de Heidegger, o filósofo e escritor francês, pai do existencialismo, desenvolve uma analítica da existência que visa afirmar a liberdade do "eu" como essência do humano.
19º - 群众与权力 Massa e Poder (1960) - 埃利亚斯·卡内蒂 Elias Canetti Romancista, dramaturgo e memorialista, Canetti produziu nesse livro híbrido uma análise ampla do lugar das massas na história humana e especialmente nos totalitarismos modernos.
20º - 西太平洋上的航海者 Os Argonautas do Pacífico Ocidental (1922) - 布罗尼斯拉夫·马林诺夫斯基 Bronislaw Malinowski Reconstrução da organização social dos nativos das ilhas Trobriand, na Oceania, a partir do regime de trocas intertribais, o "kula". O autor estabeleceu nesse livro o padrão da pesquisa antropológica moderna a partir da pesquisa de campo.
21º - 人的境况 A Condição Humana (1953) - 汉娜·阿伦特 Hannah Arendt Um reexame da condição humana em suas três dimensões essenciais -o labor, o trabalho e a ação- a partir das experiências e temores do mundo moderno, dominado pelo conhecimento científico e técnico, que aparta o homem do mundo natural e vincula-o ao mundo dos artefatos humanos.
22º - 最低限度的道德 Minima Moralia (1951) - 西奥多·阿多诺 Theodor Adorno Obra-prima de Adorno, em que forma ensaística e conteúdo crítico tornam-se inextricáveis. Ao longo de 153 fragmentos, o autor pratica uma espécie de crônica filosófica da "vida degradada" na sociedade "administrada", no mundo contemporâneo dominado pela razão instrumental.
23º - 大转型 A Grande Transformação (1944) - 卡尔·波兰尼 Karl Polanyi Livro dedicado à análise da formação da economia capitalista de mercado. A autonomização de uma esfera econômica, o mercado, contrapõe-se à indistinção existente nas sociedades "primitivas" entre instituições econômicas e sociais.
24º - 野性的思维 O Pensamento Selvagem (1962) - 克洛德·列维-斯特劳斯 Claude Lévi-Strauss Exame de diversos sistemas classificatórios, do totemismo australiano à botânica, com o objetivo de negar o caráter pré-lógico do pensamento selvagem. Tanto o pensamento selvagem quanto a ciência seriam lógicos, diferindo apenas os operadores utilizados: objetos sensíveis e concretos, no primeiro caso, e noções abstratas, no segundo.
25º - 尤帕里诺斯,或建筑师 Eupalinos ou o Arquiteto (1921) - 保尔·瓦雷里 Paul Valéry Prefácio em forma dialogada: as sombras de Sócrates e Fedro discutem temas estéticos, e o filósofo grego lamenta ter abandonado suas inclinações artísticas em nome da abstração filosófica.
26º - 本然的观点 A Vista de Lugar Nenhum (1986) - 托马斯·内格尔 Thomas Nagel Em sua obra mais ambiciosa, o filósofo americano examina a oposição sujeito-objeto em vários âmbitos -da teoria do conhecimento à ética e à morte.
27º - 思想与运动 O Pensamento e o Movente (1934) - 亨利·柏格森 Henri Bergson Reunião de conferências e ensaios desse que é um dos principais filósofos europeus do século. Entre eles, "Introdução à Metafísica", considerado uma importante síntese de seu pensamento.
28º - 爱欲与文明 Eros e Civilização (1955) - 赫伯特·马尔库塞 Herbert Marcuse Em sua versão pessoal de um humanismo libidinal, o filósofo alemão, logo adotado pela contracultura dos anos 60, procura refutar as conclusões pessimistas de Freud em "O Mal-Estar na Civilização" sem abandonar as intuições psicanalíticas básicas.
29º - 极权主义的起源 As Origens do Totalitarismo (1951) - 汉娜·阿伦特 Hannah Arendt Escrito sob o impacto do nazismo e do stalinismo, este ensaio examina a gênese e a particularidade do fenômeno totalitário, nova forma de dominação baseada no terror e na massificação, cujas possibilidades de surgimento foram dadas pelo anti-semitismo e pelo imperialismo.
30º - 宗教生活的基本形式 As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912) - 爱弥尔·涂尔干 Émile Durkheim Teoria sociológica do fenômeno religioso elaborada a partir da análise de sua forma supostamente mais simples, o totemismo australiano. A essência de todas as religiões não está no conteúdo de suas crenças, mas na dualidade entre profano e sagrado -este último igualmente derivado da sociedade.
31º - 欧洲科学的危机与超越论的现象学 A Crise das Ciências Européias e a Fenomenologia Transcendental (1954) - 埃德蒙德·胡塞尔 Edmund Husserl Obra publicada postumamente e que ficou inacabada, representa o testamento intelectual de um dos pais da chamada fenomenologia.
32º - 德意志悲苦剧的起源 Origem do Drama Barroco Alemão (1928) - 瓦尔特·本雅明 Walter Benjamin Tese de doutorado do grande crítico e inspirador da Escola de Frankfurt, o livro recupera o drama barroco alemão a partir de preocupações estéticas eminentemente modernas, como a ruína e a alegoria.
33º - 摹仿论 Mimesis (1946) - 埃里希·奥尔巴赫 Erich Auerbach Escrito no exílio em Istambul (Turquia), esse é provavelmente o maior livro de história literária do século. Auerbach examina a história da literatura ocidental, de Homero a Virginia Woolf, a partir dos conceitos de "mistura de estilos" e "representação séria da vida cotidiana".
34º - 启迪 Iluminações (1955) - 瓦尔特·本雅明 Walter Benjamin Coleção de ensaios responsável pela difusão pós-guerra do crítico e filósofo alemão. Reúne os textos de crítica sobre Goethe, Leskov, Proust, Baudelaire e Kraus, o grande ensaio estético sobre "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica" e seu texto filosófico mais importante: as teses "Sobre o Conceito de História", redigidas pouco antes de sua morte em 1940.
35º - 自由的创造 A Invenção da Liberdade (1976) - 让·斯塔罗宾斯基 Jean Starobinski Ensaio de reavaliação das artes plásticas no século 18 que procura afastar o preconceito moderno diante do rococó e do classicismo.
36º - 权力意志与永恒轮回 Vontade de Potência - 弗里德里希·尼采 Friedrich Nietzsche Conjunto de aforismos e reflexões reunidos e adulterados por Elisabeth Nietzsche após a morte do irmão, visando torná-lo apologista da superioridade germânica sobre a civilização européia decadente; viria a ser aproveitado como peça de propaganda nazista.
37º - 博弈论与经济行为 Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico (1944) - 冯·诺伊曼 John von Neumann e 奥斯卡·摩根斯坦 Oscar Morgenstern Depois de fazer contribuições fundamentais à matemática, à física e à ciência da computação, o húngaro Neumann tenta uma síntese de matemática, teoria dos jogos, cibernética e economia.
38º - 原始分类 Ensaio sobre Algumas Formas Primitivas de Classificação (1901) - 埃米尔·涂尔干 Émile Durkheim e 马塞尔·莫斯 Marcel Mauss Tio (Durkheim) e sobrinho (Mauss) reúnem forças nesse exame conjunto da organização social e do totemismo australianos, que revela que os sistemas de classificação e entendimento do mundo natural dependem das relações sociais subjacentes -o que vale também para as classificações científicas ocidentais.
39º - 相对论 Relatividade - As Teorias Restrita e Geral (1916) - 阿尔伯特·爱因斯坦 Albert Einstein O físico expõe em termos científicos e filosóficos suas divergências com o universo mecânico da física newtoniana.
40º - 人类与自然世界 O Homem e o Mundo Natural (1983) - 基思·托马斯 Keith Thomas Obra historiográfica inovadora quanto ao tema -as mudanças no modo de conceber as relações entre mundo natural e sociedade humana- e quanto ao método -Thomas vai de obras filosóficas a tratados de jardinagem. Obra importante da história das mentalidades.
41º - 内时间意识现象学 Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo (1928) - 埃德蒙德·胡塞尔 Edmund Husserl Husserl examina de um ponto de vista fenomenológico a constituição da identidade subjetiva a partir do fluxo de percepções sensíveis e da experiência interna do tempo.
42º - 真理与方法 Verdade e Método (1960) - 汉斯-格奥尔格·伽达默尔 H. G. Gadamer Discípulo de Heidegger, esse filósofo alemão parte da "analítica do ser" de seu mestre para promover o primado da hermenêutica, da compreensão intersubjetiva sobre o ideal de um método científico puro. Sua influência vai de Jürgen Habermas aos estudos literários.
43º - 从混沌到有序 A Ordem a Partir do Caos (1977) - 伊里亚·普里戈金 Ilya Prigogine e 伊莎贝尔·斯唐热 Isabelle Stengers Prigogine, Nobel de Química em 77, e Stengers examinam os conceitos de caos e tempo à luz de novas descobertas científicas, partindo daí para a rejeição do determinismo de raiz newtoniana.
44º - 神话学 Mitológicas (1964-1973) - 克洛德·列维-斯特劳斯 Claude Lévi-Strauss Conjunto de quatro volumes dedicados à interpretação da mitologia dos indígenas das Américas do Sul e do Norte de um ponto de vista estruturalista: os mitos não devem ser examinados isoladamente, mas relacionados dentro de um grupo e interpretados a partir de outros mitos e do contexto de origem.
45º - 1844年经济学哲学手稿 Manuscritos Econômico-Filosóficos (1932) - 卡尔·马克思 Karl Marx Redigidos por volta de 1844, esses manuscritos inacabados só vieram à luz neste século, quando se tornaram uma das fontes de inspiração para uma leitura humanista do marxismo.
46º - 遗传学与物种起源 A Genética e a Origem das Espécies (1937) - 费奥多西·杜布赞斯基 Theodosius Dobzhansky Ao lado de Morgan e Fisher, o autor é um dos pais da síntese evolucionista moderna: a arquitetura básica da teoria darwinista é complementada pelas descobertas da genética, capaz de dar conteúdo empírico preciso à idéia de mutação.
47º - 资本积累论 A Acumulação do Capital (1913) - 罗莎·卢森堡 Rosa Luxemburgo A acumulação do capital requer o estímulo de uma demanda adicional, representada pelo "mercado externo" em áreas não-capitalistas, ou seja: forja a necessidade de um comércio mundial e estimula a expansão imperialista.
48º - 个人主义与经济秩序 Individualismo e Ordem Econômica (1948) - 弗里德利希·冯·哈耶克 F.A. Hayek Reunião de ensaios de filosofia moral, teoria econômica e metodologia que convergem para uma só questão: a superioridade do mercado livre em relação ao planejamento a partir da utilização do conhecimento tácito dos indivíduos no aprimoramento da economia. Lança as bases do neoliberalismo.
49º - 科学革命的结构 A Estrutura das Revoluções Científicas (1962) - 托马斯·库恩 Thomas Kuhn O físico e historiador americano rejeita a noção de progresso linear da ciência e propõe um modelo de história das ciências baseado na sucessão de "paradigmas" não inteiramente comensuráveis.
50º - 接受美学与接受理论 Estética da Recepção (1964) - H.R. 姚斯 Hans Robert Jauss Jauss e Wolfgang Iser são os dois grandes nomes dessa escola crítico-estética do pós-guerra alemão que desenvolveu uma noção dinâmica do leitor, ouvinte ou espectador como fator essencial à constituição da obra de arte.
51º - 科学与假设 A Ciência e a Hipótese (1902) - 儒勒-亨利·庞加莱 Jules-Henri Poincaré O matemático e físico francês expõe sua visão convencionalista da ciência: teorias científicas são modos convencionais de organizar o mundo sensível e devem ser julgadas a partir de critérios de economia e simplicidade -e não de verdade última.
52º - “巡游”介绍 Apresentação de "Parade" (1913) - 纪尧姆·阿波利奈尔 Guillaume Apollinaire Apollinaire é o primeiro grande nome das vanguardas literárias da virada do século; próximo dos cubistas e inspirador do surrealismo, ele faz aqui uma defesa das novas formas de arte, não-representativas e não-lineares.
53º - 金枝 O Ramo de Ouro (1906-1915) - J.G. 弗雷泽 James George Frazer Clássico da antropologia inglesa, cuja influência chegou à literatura; trata-se de um compêndio de crenças mágicas mundiais. Frazer introduziu as noções de tabu, contágio e magia simpática.
54º - 第二性 O Segundo Sexo (1949) - 西蒙娜·德·波伏娃 Simone de Beauvoir Manifesto pioneiro do feminismo, no qual a autora propõe novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens, fundadas na "estrutura ontológica comum" a ambos.
55º - 自由主义与民主 Liberalismo e Democracia (1985) - 诺伯托·博比奥 Norberto Bobbio Apanhado das relações históricas entre liberalismo e democracia. O autor ocupa-se sobretudo com as lutas pelo direito ao voto na passagem do Estado liberal censitário às democracias modernas.
56º - 理性次序下的笛卡尔 Descartes segundo a Ordem das Razões (1953) - 马夏尔·戈胡 Martial Guéroult Ensaio e manifesto da "explicação de texto" aplicada à filosofia: o professor francês suspende seus juízos próprios para dedicar-se a uma leitura interna e minuciosa das "Meditações Metafísicas" de Descartes.
57º - 景观社会 A Sociedade do Espetáculo (1967) - 居伊·德波 Guy Debord Crítica aos rumos da democracia capitalista, convertida em consumo contínuo de imagens, ditado pelo império da mídia, e cujo resultado é a perpetuação do presente e a aniquilação da personalidade individual. Livro característico do movimento de Maio de 1968.
58º - 数学原理 Principia Mathematica (1910-1913) - 伯特兰·罗素 Bertrand Russell e 阿尔弗雷德·怀特黑德 Alfred Whitehead Obra maior do programa logicista, que tentava reduzir os teoremas básicos da matemática a teoremas da lógica; para tanto, os dois autores ingleses desenvolveram boa parte da notação e do instrumental algébrico da lógica moderna.
59º - 国王神迹 Os Reis Taumaturgos (1924) - 马克·布洛赫 Marc Bloch Obra fundamental da escola historiográfica francesa reunida em torno da revista "Annales". Bloch esclarece o poder curativo atribuído aos reis franceses e ingleses, recorrendo a diversas fontes e disciplinas, numa abordagem que inspiraria toda a história das mentalidades.
60º - 布鲁诺与赫米斯知识传统 Giordano Bruno e a Tradição Hermética (1964) - 弗朗西丝·叶芝 Frances Yates Ensaio clássico de história das idéias; a autora examina as origens intelectuais do herege italiano nas tradições filosóficas e ocultistas do Renascimento.
61º - 文体的研究 Estudos de Estilo (1970) - 莱奥·施皮策 Leo Spitzer Grande nome da estilística, Spitzer quer desvendar a estrutura e o sentido da obra literária a partir do exame minucioso de seu tecido verbal em seus níveis mais básicos. Alguns destes ensaios trazem a marca das leituras freudianas do autor.
62º - 筑·居·思 Construir, Habitar, Pensar (1951) - 马丁·海德格尔 Martin Heidegger Reunião de ensaios tardios do filósofo, que dão testemunho da radicalização do programa filosófico de "Ser e Tempo" e de seu envolvimento crescente com a poesia lírica, em especial a de Hölderlin.
63º - 拉伯雷研究 : 拉伯雷的创作与中世纪和文艺复兴时期的民间文化 A Obra de François Rabelais e a Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento (1965) - 巴赫金 Mikhail Bakhtin O crítico russo, autor de ensaios sobre Dostoiévski e a poética do romance, parte da obra de Rabelais para estudar a cultura popular medieval por meio de conceitos como paródia e carnavalização.
64º - 多元化的宇宙 Um Universo Pluralístico (1909) - 威廉·詹姆斯 William James Série de conferências do psicólogo e filósofo pragmatista norte-americano: James sustenta que a variabilidade da experiência humana é irredutível e que, portanto, devemos aprender a viver num universo plural, onde fatos e valores são sempre sujeitos a revisão.
65º - 神经时代的精神分析 Psicanálise dos Tempos Neuróticos - 西格蒙德·弗洛伊德 Sigmund Freud Coletânea de textos em que Freud analisa o sentido da guerra, como em "Desilusão da Guerra" e "Introdução aos Estudos das Neuroses de Guerra".
66º - 地中海与菲利普二世时代的地中海世界 O Mediterrâneo (1949) - 费尔南·布罗代尔 Fernand Braudel Mural da Europa mediterrânea durante a segunda metade do século 16, estruturado em três níveis de ritmo histórico: o das relações entre o homem e o meio; o das estruturas sociais; e o nível dos acontecimentos singulares.
67º - 阶序人 Homo Hierarquicus (1967) - 路易·杜蒙 Louis Dumont A partir do estudo do sistema de castas na Índia antiga, o autor constrói um modelo de hierarquia diverso da idéia de superposição valorativa de ordens: a relação hierárquica entre um conjunto e um de seus elementos é definida como "englobamento do contrário".
68º - 如何形成清晰的观点 Oportunidade, Amor e Lógica (1923) - 查尔斯·S. 皮尔士 Charles Sanders Peirce Antologia de ensaios do filósofo cuja reflexão é uma das mais completas nos Estados Unidos, abarcando diferentes questões que ocuparam o pensamento norte-americano neste século, como o pragmatismo, o empirismo lógico e a filosofia da linguagem.
69º - 开放社会及其敌人 A Sociedade Aberta e Seus Inimigos (1945) - 卡尔·波普尔 Karl Popper Incursão do filósofo da ciência no terreno político, com uma defesa dos valores liberais, ameaçados pelos teóricos da "sociedade fechada", isto é, do autoritarismo e do totalitarismo, identificados em Platão, Hegel e Marx.
70º - 原子物理学和人类知识 Física Atômica e Conhecimento Humano (1961) - 尼尔斯·玻尔 Niels Bohr Reflexões filosóficas de um dos pais da física quântica: seu caráter estatístico e os paradoxos envolvendo a observação dos fenômenos subatômicos permitem a Bohr desafiar as noções clássicas de determinismo e objetividade.
71º - 小说理论 Teoria do Romance (1916) - 格奥尔格·卢卡奇 Georg Lukács Nesse marco da crítica literária materialista, o autor húngaro contrapõe o romance à epopéia e vê nele a forma literária por excelência da civilização burguesa. Influenciado por Hegel, Lukács por sua vez influenciaria autores como Adorno, Benjamin e Goldmann.
72º - 荒野的叛乱 Os Sertões (1902) - 欧几里得·斯达库尼亚 Euclides da Cunha O livro foi também escolhido como um dos 30 melhores de não-ficção brasileiros.
73º - 蒙塔尤 Montaillou (1975) - 埃马纽埃尔·勒华拉杜里 Emmanuel Le Roy Ladurie A partir da documentação de um processo de heresia em 1320, o historiador francês reconstrói integralmente a vida numa vila do sudoeste francês no começo do século 14. Um marco da história antropológica.
74º - 超现实主义宣言 Manifestos do Surrealismo - 安德烈·布勒东 André Breton Nessa série de panfletos programáticos, Breton apresenta as palavras de ordem centrais do movimento, como a noção de escrita automática, a recusa da lírica confessional, o flerte com o "nonsense"; ao mesmo tempo, começa sua reflexão sobre o papel do poeta na política.
75º - 美学 Estética (1902) - 贝内代托·克罗齐 Benedetto Croce O filósofo e homem público italiano inspira-se em Hegel para propor uma doutrina estética em que os conceitos de intuição e expressão têm lugar de honra enquanto "formas não-conceituais" de conhecimento.
76º - 知识考古学 Arqueologia do Saber (1969) - 米歇尔·福柯 Michel Foucault Nesse ensaio de história das ciências e epistemologia, com forte marca nietzschiana, o pensador francês introduz a noção de "formação discursiva" para analisar a imbricação de conhecimento e poder no Ocidente. A obra inspirou todo o pensamento francês da década seguinte.
77º - 规训与惩罚 Vigiar e Punir (1975) - 米歇尔·福柯 Michel Foucault Análise das origens da prisão moderna e das práticas disciplinares associadas a ela. O interesse do autor é revelar a abrangência e o funcionamento desse poder difuso, diverso em seu "modus operandi" do poder estatal.
78º - 陀思妥耶夫斯基诗学问题 Problemas da Poética de Dostoiévski (1963) - 巴赫金 Mikhail Bakhtin A fim de capturar os traços distintivos dos grandes romances de Dostoiévski, Bakhtin introduz a noção capital de "romance polifônico" -aquele em que não há narrador ou personagem encarregado de explicitar o sentido ou a "moral" da trama.
79º - 探讨别集 Outras Inquisições (1952) - 豪·路·博尔赫斯 Jorge Luis Borges Coleção de ensaios que pode ser vista como a contrapartida ensaística dos contos de "Ficções"; ao longo de textos sobre os temas mais díspares, o escritor argentino desenvolve suas idéias sobre o conto, a literatura fantástica, o tempo e os labirintos.
80º - 通过仪礼 Ritos de Passagem (1909) - 阿诺德·范·根纳普 Arnold van Gennep Análise dos ritos que marcam o momento de transição, social e culturalmente definido, de um indivíduo ou grupo de um estado para outro. A elaboração dos ritos varia de acordo com a sociedade, mas sua estrutura envolve sempre três fases: separação, latência e agregação.
81º - 意识形态与乌托邦 Ideologia e Utopia (1929) - 卡尔·曼海姆 Karl Manheim Livro dedicado à sociologia do conhecimento, que propõe critérios próprios para a análise dos discursos utópicos (projeção de um ideal de sociedade) e ideológico (idealização do presente), de modo a fornecer novos valores e interpretações do mundo em momentos de crise.
82º - 社会行动的结构 A Estrutura da Ação Social (1937) - 塔尔科特·帕森斯 Talcott Parsons Clássico da teoria sociológica que parte de uma fina análise da obra de Weber, Durkheim, Pareto e Marshall para propor uma "teoria geral da ação", modelo analítico que sintetiza o conhecimento sociológico acumulado sobre o tema.
83º - 工艺的本能和工业艺术的现状 O Estado da Produção e o Estado das Artes Industriais (1914) - 托尔斯泰·维布伦 Thorstein Veblen Depois de sua polêmica "Teoria da Classe Ociosa", o dublê de economista e sociólogo põe-se a refletir sobre o futuro da inovação técnica no capitalismo monopolista.
84º - 残酷戏剧 : 戏剧及其重影 O Teatro e Seu Duplo (1938) - 安托南·阿尔托 Antonin Artaud Ensaios de crítica ao "teatro psicológico" tradicional, em nome de um "teatro da crueldade", capaz de lidar com matérias míticas a fim de trazer à tona as forças inconscientes que ligam o homem ao cosmo.
85º - 存在主义是一种人道主义 O Existencialismo É um Humanismo (1946) - 让-保罗·萨特 Jean-Paul Sartre Escrito logo após a guerra, esse manifesto procura defender o existencialismo da crítica de anti-humanismo que lhe dirigiam autores cristãos e marxistas. Tornou-se uma espécie de cartilha daquela corrente filosófica.
86º - 语言学和文学史 Linguística e História Literária (1955) - 莱奥·施皮策 Leo Spitzer Coleção de ensaios de análise literária em que Spitzer faz a apologia da estilística: a interpretação da obra literária não pode prescindir da análise cuidadosa de suas texturas verbais mais básicas -sob pena de desconsiderar justamente o caráter literário da obra.
87º - 现象学的观念 Idéias sobre uma Fenomenologia (1913) - 埃德蒙德·胡塞尔 Edmund Husserl Autocrítica em que o autor alemão procura livrar-se do lastro kantiano: a fenomenologia deve livrar-se da distinção entre fenômeno e coisa-em-si.
88º - 符号形式的哲学 A Filosofia das Formas Simbólicas (1923-1929) - 恩斯特·卡西尔 Ernst Cassirer Filósofo e historiador da filosofia, Cassirer alarga seu horizonte para propor uma filosofia da cultura humana a partir dos tipos de simbolismo que definem suas três grandes fases: o mito, a linguagem, a ciência matemática.
89º - 语词和对象 Palavra e Objeto (1960) - W.V.O. 蒯因 Willard Quine Fortemente influenciado pelo pragmatismo, o lógico norte-americano propõe uma teoria radical da linguagem e da ciência: negando a "pureza" dos enunciados lógico-matemáticos, Quine sugere que todo o conhecimento humano está sujeito à revisão da experiência.
90º - 西西弗神话 O Mito de Sísifo (1942) - 阿尔贝·加缪 Albert Camus Ensaio filosófico mais importante do romancista de "O Estrangeiro". A indiferença do mundo aos desejos e aspirações humanas faz nascer a experiência do absurdo, diante da qual a revolta se impõe como único ato genuinamente humano.
91º - 自私的基因 O Gene Egoísta (1976) - 理查德·道金斯 Richard Dawkins O biólogo reformula o darwinismo ao sustentar que não é o indivíduo, mas o gene, como unidade hereditária auto-suficiente e auto-replicativa, que constitui o verdadeiro "alvo" da seleção natural.
92º - 欧洲文学与拉丁中世纪 Literatura Européia e Idade Média Latina (1948) - 恩斯特·R. 库尔提乌斯 Ernst Robert Curtius Nesse ensaio monumental, que suscitou as críticas de Spitzer e Auerbach, Curtius mobiliza enorme quantidade de material para traçar a continuidade da tradição literária européia da Antiguidade ao século 19 por meio do rastreamento de "lugares-comuns" persistentes.
93º - 封建社会 A Sociedade Feudal (1940) - 马克·布洛赫 Marc Bloch Última grande obra do historiador francês, que morreria nas mãos dos nazistas em 1944; Bloch analisa a formação da sociedade feudal européia a partir do fim do mundo antigo, num ensaio de história de "longa duração".
94º - 说吧,记忆 Fala, Memória (1951) - 弗拉基米尔·纳博科夫 Vladimir Nabokov Peças autobiográficas soltas em que o escritor rememora sua infância na Rússia imperial e a experiência do exílio, com o lirismo e a verve que se conhece de "Lolita" e "Fogo Fátuo", dois de seus principais romances.
95º - 刺猬与狐狸 O Ouriço e a Raposa (1953) - 以赛亚·伯林 Isaiah Berlin O ensaísta britânico de origem russa, autor de "Quatro Ensaios sobre a Liberdade", une crítica literária e história das idéias para traçar o perfil dos dois grandes nomes do romance russo oitocentista: Tolstói (a "raposa") e Dostoiévski (o "ouriço").
96º - 神话修辞术 Mitologias (1959) - 罗兰·巴特 Roland Barthes Primeira obra de impacto do crítico francês, que reformula a noção de ideologia por um viés semiótico para analisar momentos e imagens da vida cotidiana. Ao longo dos anos 60, com a ascensão do estruturalismo, Barthes viria a se distanciar do estilo e da liberdade desses ensaios.
97º - 形而上学、唯物主义和心灵的进化 Metafísica, Materialismo e Evolução da Mente - 查尔斯·达尔文 Charles Darwin Coletânea de escritos, publicados neste século, do formulador da teoria da evolução das espécies.
98º - 政治学语法 Gramática da Política (1925) - 哈罗德·拉斯基 Harold Laski Reunião de ensaios em que, a partir do ideário liberal, propõe-se um programa de reformas políticas e sociais para se chegar a uma sociedade baseada na justiça e no pluralismo.
99º - 现代诗的结构 Estrutura da Lírica Moderna - 雨果·弗里德里希 Hugo Friedrich Outro grande nome dos estudos literários na Alemanha, ao lado de Auerbach, Curtius e Spitzer; o livro oferece um quadro sinóptico das transformações da lírica entre o final do século 19 e a primeira metade do século 20.
100º - 差异与重复 Diferença e Repetição (1968) - 吉尔·德勒兹 Gilles Deleuze Representante típico do grupo de pensadores que emerge com Maio de 68, Deleuze inspira-se em Nietzsche para praticar uma espécie de anarquismo filosófico; nesse livro, vale-se da noção de uma "diferença" irredutível para criticar as pretensões.
另附:评委会同时评选巴西有史以来最好的非虚构书籍
1º - 华屋与棚户 Casa Grande e Senzala (1933) - 吉尔贝托·弗雷里 Gilberto Freyre Pioneiro na reavaliação do influxo africano na cultura brasileira, esse ensaio histórico seminal procura caracterizar a família patriarcal brasileira, considerada como célula da sociedade escravista colonial. A plasticidade do colonizador português abre espaço para o fenômeno da mestiçagem, primeiro em âmbito familiar, mas logo como marca distintiva da civilização brasileira.
2º - 巴西之根 Raízes do Brasil (1936) - 塞尔吉奥·布瓦尔克·德·奥兰达 Sérgio Buarque de Holanda As raízes ibéricas da tradição colonial brasileira são vistas pelo ensaísta, sem traço de nostalgia ou grandeza, como entraves à democracia. O iberismo, agravado pela escravidão, deixou como herança uma excessiva ruralização e um padrão de comportamento pautado pelo personalismo. Sérgio Buarque localiza o começo do declínio dessa ordem na Abolição, contemporânea da urbanização, que seria propícia à impessoalidade democrática.
3º - 荒野的叛乱 Os Sertões (1902) - 欧几里得·斯达库尼亚 Euclides da Cunha Narrativa da Guerra de Canudos baseada num esquema explicativo cientificista, racial e geográfico: a "sub-raça" sertaneja enfrenta o "mestiço" do litoral. A guerra é entendida como expressão aguda da descontinuidade entre sertão e litoral. Nas partes finais desse livro, que traçou um verdadeiro mapa sociológico e etnográfico do país, ganha força a denúncia do massacre cometido em 1896 pelo Exército republicano.
4º - 巴西文学的发展 Formação da Literatura Brasileira (1959) - 安东尼奥·坎迪多 Antonio Candido Arcadismo e romantismo são vistos como momentos complementares e decisivos para a constituição do "sistema literário" nacional, ou seja, um conjunto articulado de público, autores e obras dotado de continuidade e dinâmica próprias. A preocupação onipresente em construir uma cultura brasileira deu origem a uma "literatura empenhada", da qual o crítico entretanto sabe tomar distância para analisar igualmente o teor estético das obras.
5º - 当代巴西的形成 Formação do Brasil Contemporâneo (1942) - 卡约·普拉多·儒尼奥尔 Caio Prado Jr. Primeiro grande aporte materialista à explicação do Brasil. O passado colonial, matriz do presente, é considerado como sistema de características socioeconômicas próprias, voltado para o mercado externo e baseado na organização da propriedade como latifúndio monocultor e na organização do trabalho sob forma escravista. Ambos os fatores inibem o desenvolvimento do trabalho livre e do mercado interno.
6º - 帝国政治家 Um Estadista do Império (1897-1899) - 若阿金·纳布科 Joaquim Nabuco Cético quanto ao futuro da República e sob pretexto de uma biografia política do pai -o senador Nabuco de Araújo-, Joaquim Nabuco, prosador brilhante, traça um amplo painel do Segundo Reinado e faz um elogio tácito do monarquismo parlamentar.
7º - 权力的拥有者 Os Donos do Poder (1958) - 雷蒙多·法罗 Raymundo Faoro Trata da formação do patronato político brasileiro. Interpreta a história política do Brasil a partir da análise weberiana da burocracia. Graças à predominância do estamento burocrático, constitui-se no Brasil um Estado patrimonialista que se aparta da nação e dá origem a uma cisão entre a "legalidade" teórica e os "costumes e tradições" populares.
8º - 天堂的视野 Visão do Paraíso (1959) - 塞尔吉奥·布阿尔克·德·霍兰达 Sérgio Buarque de Holanda Ao tratar dos "motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil", contrastando seu lugar nas empresas colonizadoras portuguesa e espanhola, Sérgio Buarque escreve um livro pioneiro de história das mentalidades no Brasil.
9º - 废奴主义 O Abolicionismo (1883) - 若阿金·纳布科 Joaquim Nabuco Libelo do movimento abolicionista que vai além da propaganda e oferece uma análise lúcida da "influência da escravidão sobre a nacionalidade", imune ao determinismo racial então em vigor. Toma a escravidão como obstáculo ao desenvolvimento da indústria e das liberdades modernas.
10º - 巴西民俗学词典 Dicionário do Folclore Brasileiro (1954) - 卡玛拉·卡库多 Câmara Cascudo O pesquisador potiguar reuniu nessa obra verbetes sobre manifestações populares do Brasil: literatura oral, festas, lendas, superstições, danças etc. Ao lado de "História da Alimentação no Brasil", é a suma de uma vasta obra voltada exclusivamente à cultura popular brasileira.
你的回复
回复请先 登录 , 或 注册相关内容推荐
最新讨论 ( 更多 )
- 菲利普·德莱姆 | 电影院 (京奈)
- 2025 欧亨利短篇奖 (京奈)
- 书单|<书>《纽约时报》21世纪百佳书籍(2024) (京奈)
- 影单|【影】西班牙电影455佳 (京奈)
- <书>斯蒂芬·金的书单(《写作这回事》) (京奈)